domingo, 15 de maio de 2011

2ª Etapa do Campeonato Mineiro de Karatê Interestilos acontece em São João del-Rei

Atletas de todo Estado se reúnem nos dias 21 e 22 de maio

Nos dias 21 e 22 de maio, São João del-Rei irá sediar a segunda etapa do Campeonato Mineiro de Karatê Interestilos 2011. O evento será realizado no Ginásio Poliesportivo do Athletic Club (Rua Prefeito Nascimento Teixeira, Bairro Segredo) e contará com a presença de centenas de atletas de todo o estado. A Federação Mineira de Karatê Interestilos (FMKI) é responsável pela organização do evento, através da comissão local de academias filiadas, formada pelo projeto “Karatê para todos” e pelas academias KS e Sochin Dojo. O “Karatê para todos” é uma atividade de extensão da Universidade Federal de São João del-Rei, que está apoiando o evento, juntamente com a Secretaria Municipal de Esportes de Dores de Campos e outros ainda por confirmar.




O Karatê Interestilos surgiu no Brasil em 1994. Até esta época, as federações que existiam no país reconheciam apenas quatro estilos de origem japonesa, mas não as linhagens desses estilos e os desdobramentos filosóficos que envolvem o esporte. Nessa modalidade, todos os tipos de karatê são reconhecidos, desde que cumpram um dos principais objetivos, que é integrar o/a praticante à família e à sociedade. Além disso, a prática do Karatê traz benefícios em termos de condicionamento cardiovascular e muscular, coordenação motora e autocontrole emocional.

Federação Mineira de Karatê Interestilos

Desde 2007, a FMKI trabalha difundindo a prática de diferentes estilos e linhagens do Karatê. Além dos campeonatos, a Federação também realiza cursos de capacitação de professores e exames de faixa preta e grau. A FMKI é filiada à Confederação Brasileira de Karatê Interestilos (CBKI), a qual surgiu com o intuito de reconhecer e aceitar qualquer estilo ou linhagem praticada e ensinada dentro das academias vinculadas às Federações Estaduais e à CBKI. Ela é, por sua vez, filiada à WKC (World Karate Confederation), órgão internacional que possui mais de 70 países membros e representatividade em 5 continentes, bem como à WUKO (World Union of Karate-do Organizations).


Em São João del-Rei, assim como em outras cidades onde a FMKI promove campeonatos, os atletas contam com um sistema completamente informatizado, tendo a exata precisão de pontos tanto do Ranking de Associações quanto das categorias individuais e de equipe. Além disso, a Federação oferece alojamento e lanche para todos os participantes.
Já em 2011 ocorreu a 1ª etapa do Campeonato Mineiro de Karatê Interestilos, realizada em Elói Mendes. Disputada no Ginásio Poliesportivo Mutucão, a etapa reuniu 360 lutadores de 28 academias das seguintes cidades, além de São João del-Rei e da própria Elói Mendes: Varginha, Três Corações, Alpinópolis, Pouso Alegre, Nepomuceno, Lavras, Betim, São Tome das Letras, São Gonçalo do Sapucaí, Passos, Curvelo, Carmo de Minas, Oliveira, Juiz de Fora, Conceição do Rio Verde, Santana da Vargem, Alterosa, Carmo do Rio Claro, Serrania, São João Batista do Glória, Lambari, Uberaba, Uberlândia, São Bento Abade e Alfenas.


Karatê para todos

Coordenado pelo sensei e professor do curso de Educação Física da UFSJ Renato Sampaio Sadi e chefe do Departamento de Ciências da Educação Física e da Saúde, o projeto “Karatê para todos” promove a prática do esporte dentro e fora da universidade. Nas terças e quintas-feiras, praticantes de 5 a 70 anos de idade participam das aulas que acontecem pela manhã e à noite, na Academia do Campus Tancredo Neves (CTAN). O projeto conta com a participação de professores/as, alunos/as e servidores técnico-administrativos da UFSJ, além de pessoas da comunidade externa, sem nenhuma distinção de idade, sexo ou condição física. A equipe do “Karatê para todos” da UFSJ, juntamente com as Academias KS e Sochin Dojo, tiveram destaque nos campeonatos em 2010, consagrando campeões em diferentes categorias.

REALIZAÇÃO:
Federação Mineira de Karatê Interestilos

APOIO:
Universidade Federal de São João del-Rei
Athletic Club
Sacolão Center
Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei
Secretaria Municipal de Esportes de Dores de Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário