domingo, 19 de junho de 2011

5ª Cultural discute a democratização da cultura

 Thayná Faria e Rômer Castanheira

 “Democratização Cultural? A pluralidade artística e cultural como caminhos de emancipação social” foi o tema que abriu hoje o circuito de debates do programa 5ª Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei.

Gedley Braga, professor do curso de Arquitetura , disse que a democracia acontece quando todo mundo tem os mesmos direitos, inclusive em relação ao acesso à arte. “A democracia sempre esta por vir, temos que ter a idéia de que seremos muito mais democráticos quando acreditarmos que ela ainda está por ser atingida”, diz. Segundo a estudante de jornalismo e integrante da 5ª Cultural, Wanessa Fagundes, o objetivo é discutir assuntos que dizem respeito a toda comunidade. As discussões que acontecem no campus Dom Bosco e CTan são abertas ao público.

O programa de extensão, idealizado por alunos do curso de jornalismo e administração, começou no segundo semestre de 2009. O coordenador do projeto é o professor do DELAC Paulo Henrique Caetano.


“Por uma vida melhor”

O segundo debate acontecerá no dia 20 de junho e o tema será o lançamento do livro “Por uma vida melhor”, da professora Heloísa Ramos, distribuído pelo MEC através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A publicação está no centro de uma polêmica sobre a defesa da idéia de que a linguagem oral não precisa necessariamente respeitar os padrões da norma culta da língua, dependendo de que forma e onde é usada.



*Matéria originalmente publicada no blog da disciplina de jornalismo online do curso de Comunicação Social - Jornalismo da UFSJ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário