domingo, 28 de novembro de 2010

Cultura de 5ª - BARKAÇA

O BARKAÇA é um movimento de incentivo à leitura e escrita poéticas. Realiza uma publicação independente que se desdobra em exposições itinerantes. A linha editorial do projeto é norteada pela constatação da deglutição acrítica de informação pautada nos interesses imediatos do mercado e pela idéia de poesia enquanto instrumento/possibilidade de in-formação. Neste sentido, BARKAÇA privilegia a publicação de artistas novos e à margem da indústria cultural. Buscam-se obras que estejam em sintonia com as tendências contemporâneas e, se possível, sejam ao mesmo tempo de “fácil acesso”, a fim de que o leitor não-iniciado se reconheça em seus conflitos. O grupo promove também recitais, saraus de palco aberto, uma mostra de vídeopoemas, e festas culturais articuladas com bandas de trabalho autorais. Mantém uma página na internet: www.barkaca.com 

BARKAÇA
Todas estas ações visam reaproximar a poesia e outras manifestações artísticas de um público. Transformar o espaço privado/público em fórum onde se coloque em dúvida o pragmático.  Por isso, as apresentações do BARKAÇA são festivas, recorrendo à espontaneidade e ao improviso, procurando deixar todos à vontade para se manifestarem e evitando o ambiente “funerário” das bibliotecas e casas de cultura culta.                   

A reprodução parcial ou integral da exposição e do fanzine, por qualquer processo e em qualquer suporte está autorizada pelos editores desde que sejam preservadas as autorias das imagens e textos.

Os integrantes são os poetas e agitadores culturais Mingau, diOli e Karol Penido. O BARKAÇA já expôs em bares, praças, açougues, terminais rodoviários e se apresentou em importantes eventos culturais como a Balada Literária (São Paulo), o Fórum das Letras (Ouro Preto), o Palácio das Artes (Belo Horizonte), o Inverno Cultural (São João Del-Rei) etc.   

6 comentários:

  1. VAI ROLAR NOVAMENTE EM SÃO JOÃO OS AGITOS BARKÁTICOS! YHOOOOOOOO!

    ResponderExcluir
  2. yahooooooooooooo
    msnnnnnnnnnnnn
    orkuuuuuuuuuuuuuuut
    hahaha
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelo convite, estamos ansiosos para voltar a São João del-Rei!E vamo-que-vamo.

    PS: Adoramos o nome do evento!

    ResponderExcluir
  4. Essa galera é meio louca, mas é boa de serviço!
    Nádia Nogueira

    ResponderExcluir
  5. Ha! Valeu Brakaça!
    Esperamos vcs aqui em São João de novo.. enrilados em fitas de segurança e tudo! Adoramos!

    ResponderExcluir