quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Vem aí.. Vandaluz!

"Asilos, albergues, manicômios: destinos sem respeito.
Ladrões e sucesso são sinônimos: pessoas com defeitos.
Governo, congresso, processos: todo mundo reclama, de pijama, na cama, não grita, não age, não ama, votar em quem?"

E acha mesmo que as músicas de protesto acabaram-se??
A banda que agora apresentamos é de Patos de Minas e, intitulando-se de conteúdo crítico e livre, chama a atenção de quem também pensa a arte como possibilidade para transformações sociais. 
Bem vindos, Vandaluz!


Formada por Lucas de Paula (guitarra e vocal), Vane Pimentel (voz e poemas), Alan Delay (baixo) e Ciro Nunes (bateria, flauta, samplers e vocal), a banda lançou em 2008 o seu primeiro CD: "Ascende", disponível no blog vandaluz.blogspot.com.
Em suas músicas, os assuntos política e religião estão presentes fortemente, tanto na denúncia do uso da fé como fonte de lucro, como de problemas gerados pela atual prática política do país. "A gente usa a musica para fazer criticas a assuntos que a gente acha pertinente, tais como a religiao, a loucura, como é o caso do video clip lucidez que a gente gravou, sobre a luta anti manicomial".

Vídeo Clip Oficial da música "Lucidez"


E não por acaso, foi vencedora do Prêmio nas Nações Unidas para o Desenvolvimento em parceria com o Coletivo "Fora do Eixo", no caráter valores humanos com a música "Teoria".


Vídeo da música "Teoria"




Atualmente, com 4 anos de estrada, participam do Circuito Fora do Eixo, trabalhando com produções culturais, e estão produzindo seu segundo CD.
Como diz Nilo Fonseca em entrevista para Gilson Martins no Grito do Rock em 2010, a banda nasceu da experiência de musicar poemas de Vane Pimentel, vocalista da Vandaluz. Apesar de acreditarem ter uma identidade musical em comum, frisam que todos os integrantes tem liberdade de contribuir com as suas potencialidades artísticas. Sem preocupar com o estilo que a música vai tomar (rock, reggae, punk), o som sai de acordo com o que o poema pede.
Vane Pimentel diz que as produções de festivais através de coletivos são muito bacanas pois fazem circular as bandas entre diversas cidades e gera um sentimento de fraternidade entre a galera que toca e que produz.
O difícil no final de tudo isso é lembrar nome, cidade, coletivo das cetenas de pessoas que se conhece.
Sobre a vinda São João Del Rei: Se já produziram um CD, fizeram turnês de cunho nacional, por que tocar no Cultura de 5ª?
"Bom pq é isso que a gente faz, levar nossa musica e mensagem aonde o povo esta! Nosso trabalho é esse, e ainda mais que nunca tocamos em SJDR, vai ser otimo!"


Vídeo da música "Proibido"


 
Vídeo da música "Caçador da noite"
 

Vandaluz vai tocar no V Festival Cultura de 5ª por volta das 22:00!

Até!!



Um comentário: