sexta-feira, 5 de março de 2010

Visitantes de longe de perto da idéia da gente.

Por Vinícius Tobias


E aí pessoal! É a primeira vez que eu (Vinicius) venho me pronunciar aqui no blog da 5ª Cultural, muito bem comandado pela nossa documentarista Thayná. E venho para contar pra vocês dum pessoal que num é de São João, mas tem um trabalho muito legal com poesia e compareceu na Cultura de 5ª – A festa! e vieram por conta do grupo Manicômicos o qual juntou-se à festa para abrir o seu 4º Encontro de Grupos de Teatro em São João del-rei. São eles a LESMA e o Barkaça. Vamos às apresentações:

A LESMA (Liga Eco-Cultural Santa Matilde) é uma ONG de Conselheiro Lafaiete com extenso trabalho que engloba projetos de proteção ambiental, caminhadas ecológicas e culturais, editora com publicação de escritores, historiadores e filósofos da região de Queluz de Minas, jornais e fanzines de produção própria (sendo que agora está sendo editorado o jornal Ecologia e Cultura) e recital de poesia, além de trabalharem também com a poesia em outros veículos à parte do impresso, como a produção de áudio e audiovisual. Outro evento deles que não citei, mas merece atenção diferenciada é o Abril Poético um significativo encontro de poesia em Minas Gerais. Tendo uma programação de semana inteira, cada dia numa cidade, com o grandioso encerramento em Ouro Preto com a subida da ladeira, prometem vir esse ano a São João del-Rei e Tiradentes.

A LESMA já veio lançando seu livro, O amor visto da ponte que tem como autores e membros do recital, Osmir Camilo, Wagner Vieira e Patricia Fonseca. O grupo se apresentou só com a voz e instrumentos reciclados fazendo um show muito legal!



*foto de divulgação de O amor visto da ponte


A outra galera de quem eu tinha falado que veio, o pessoal do Barkaça, chegou com alguns banners e foi logo montando um varal, que é a Exposição Barkaça. Deixe-me explicar: O Barkaça é um fanzine de poesia de Divinópolis que é montado a partir da colaboração de autores e conta com a produção dos editores do mesmo. Seu exemplar impresso é seguido de uma cópia em banner, no formato da página mesmo e com isso nos lançamentos dos fanzines pode-se relembrar toda a sua história. E foi lançar mesmo que vieram a 6ª edição do Barkaça, o EmBarkação!

Mas o pessoal do Barkaça não se limitou só a produção do fanzine, seu endereço eletrônico http://www.barkaca.blogspot.com/ vem ganhando espaço e se tornando importante pro cenário cultural da região. Além de produzirem edições virtuais de livretos de poesia, lá se encontram referências a artistas da região (não se limitando à poesia) e noticiário cultural.

Essa galera, além de produzir eventos poéticos em bares, produz lançamentos fazendo uma festa recheada de cultura!



*Exposição barkaça


Pois é isso aí, tão apresentados os estranhos que a partir de agora são da família.
Valeu e até a próxima!

2 comentários:

  1. Muito, Muito, Muito bom!
    Que a 5° cultural seja mais vezes banhada de cultura e beleza em SJDR.
    Sejam todos bem vindos!

    ResponderExcluir
  2. ah massa demais pedro
    mas isso aí ó
    Certeeeeeeeza!
    abraços e um seome não

    ResponderExcluir