domingo, 28 de novembro de 2010

Cultura de 5ª - Recital Lesma

Por Vinicius Tobias


Recital LESMA compõe programação da Cultura de 5ª

Muita gente compõe as 12 horas de programação do III Mini-festival Cultura de 5ª. Entre música, teatro, poesia, está o Recital LESMA poesia, que visita o festival pela segunda vez, sempre entusiastas de uma cultura universitária que não preze apenas a diversão hedonista.
Abril Poético
            LESMA, para quem não conhece significa Liga Ecológica Santa Matilde e se trata de uma ONG que, mediante diversas ações milita nos âmbitos ambientais e culturais. Dentre projetos ambientais, editoração de livros e jornais, time de futebol (o LESMA futebol culto), a produção do “Abril Poético” e “Caminhos de Queluz”, está  o recital que é o braço artístico dessa ONG composta por Osmir Camilo, Patrícia Fonseca e Wagner Vieira.

            O amor visto da ponte
Se o LESMA tem 12 anos de história, o recital tem 10. E já foram montados 9 espetáculos poéticos. Esse último, que é o que será apresentado em São João Del-Rei, é “O amor visto da ponte”, espetáculo que advém do livro feito às seis mãos pelos poetas do recital e lançado em 2009. O livro trata do amor visto sob diferentes aspectos, sociais e filosóficos e é dividido pelos autores em Eros, Ágape e Filia.
O recital pega na raiz as tradições líricas, integrando a filosofia da entidade em um formato ao mesmo tempo inovador e acessível, usando a música e os acompanhamentos em instrumentos feitos de material reciclável.

Cultura de 5ª
            Uma curiosidade do grupo é que, mesmo tendo outro foco e a ação de abarcar outra região, ele todo já passou pela UFSJ. Patrícia é formada em psicologia na universidade e atualmente faz Mestrado em Psicologia Social; Osmir Camilo e Wagner Vieira cursaram filosofia. Osmir considera a Cultura de 5ª um grande passo para a construção do imaginário da universidade, como lugar onde se brota a arte fora dos padrões mercadológicos, e conta que uma festa como esta (que reúne música, teatro, poesia e artes plásticas) é na verdade um resgate na UFSJ, pois nas muitas das festas organizadas por alunos que freqüentavam na época tinham essa miscigenação em seus cernes.


Um comentário:

  1. Vagner como lhe disse vou te mandar o link do meu blog gostaria de uma critica sua se possivel onde estou pecando ou acertendo nesta arte de deixar minha alma falar ehhehe ok http://colecaodecoisasjunim.blogspot.com/
    abraços espero participar sim do abril poetico e quero saber quais são os livros lançados pela lesma que eu perdi ok

    abraços t+

    ResponderExcluir